quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A PRÁTICA DE ESPORTES NO SÉCULO XVIII

 Nos anos iniciais do século XVIII, o termo “sporting” era usado para designar as atividades de diversão que a gentry realizava no campo, comumente com o uso de animais: especialmente corridas de cavalo e caça, mas também a pesca e, algumas vezes, brigas de animais, estas de caráter mais popular. Muitos foram os quadros que expuseram tais costumes sob a insígnia de esporte. 
Uma bela obra que bem representa um desses costumes é “Membros do Carrow Abey Hunt”, de Philip Reinagle, que retrata uma conversa de distintos cavalheiros, membros de um clube de caça; ainda compõe a cena seus cães farejadores.


reinagle

Trata-se de uma clara imagem do novo estilo de vida “esportivo”, comum entre os privilegiados economicamente. Esse artista, aliás, pintou muitos outros quadros com temas semelhantes.
Essa busca do campo para atividades de diversão tinha sentidos simbólicos claros: era um elemento de status e distinção, não acessível a todos, nem mesmo a uma parte da burguesia. Os quadros do século XVIII, contudo, também retratam outras atividades menos apreciadas pelas elites e de maior popularidade entre outras camadas sociais. Por exemplo, é de se destacar o grande número de quadros de James Pollard em que os galos de briga são os personagens centrais, retratados como verdadeiros esportistas. Esse é o caso de “Herói de Yorshire” (1792).
Outro artista cuja obra é de grande interesse para pensarmos essas práticas populares é Samuel Henry Alken. Destacamos “Luta de touros” (c.1800) e “Luta de ursos” (c.1800).


luta.touros


urso
 Na verdade, Samuel estava longe de exaltar essas atividades e procurava expressar a crueldade que existia ao seu redor. Devemos lembrar que seu pai, Henry Thomas Alken, também pintor e seu professor, chegou a escrever, em 1825, o livro Os esportes nacionais da Grã-Gretanha, fartamente ilustrado, no qual comenta e critica essas antigas formas de diversão. Os Alkens produziram muitas gravuras, grande parte delas com tom irônico, exibindo e contestando vários aspectos das brigas de animais, que passou a ser considerada ilegal no ano de 1835, mas mesmo assim as brigas ainda persistiam. Algumas lutas, como o boxe, ainda que bastante modificadas nesse processo, ainda mantém marcas desse passado mais distante.

boxe

Enfim, a construção de um novo modelo de sociedade e de cidade, as tensões acerca das definições de novos símbolos sociais, passava pelas atividades de lazer e por aquilo que era considerado, ou não, como esporte, que adquiriria novos formatos no decorrer do século XIX, já próximos do que hoje entendemos como tal, isso é, mais “civilizado”.